REVISTA VIRTUS


Pernambuco cria rede de jogos online para ajudar alunos nos estudos by falle criativo

A Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OjE) é um projeto especial da Secretaria de Educação do estado de Pernambuco. Ela funciona como uma rede social repleta de jogos digitais e atividades que desafiam os jogadores ao longo de uma aventura RPG que enfatiza habilidades cognitivas e colaborativas. Os desafios incluem jogos casuais, enigmas inspirados no ENEM, “wikigames” e jogos de realidade alternativa (ARGs).

Os jogos casuais usam mecânicas clássicas que motivam a aprendizagem periférica, chamando a atenção dos alunos sobre as representações e processos típicos dos diversos domínios de conhecimento.

Os enigmas são integrados com os jogos casuais e motivam os participantes para a aprendizagem direta através da apresentação de conteúdos curriculares de forma a favorecer o diálogo entre os alunos e seus professores.

Os wikigames ajudam os jogadores com suas habilidades de leitura e competências interpretativas, enquanto os ARGs visam construir relações entre os mundos virtual e físico da experiência do estudante.

Juntos, esses desafios atualizam atividades de aprendizagem baseadas no diálogo e na diversão, fazendo da OjE uma plataforma para “jogos conversacionais” na escola.

Com base nesta plataforma, são realizadas competições anuais envolvendo toda a rede estadual. Os alunos formam equipes entre si e com seus professores para responder aos desafios e pontuar em diferentes disputas, a fim de ganharem prêmios virtuais e reais em eventos online e ao vivo durante o ano.

Além disso, a OjE também contribui para o sistema de gestão das escolas com ferramentas de monitoração e de mineração de dados que permitem a visualização do desempenho dos alunos em todos os seus ambientes e desafios, em tempo real. O lema do projeto: aprendizagem com diálogo e diversão!

Veja o vídeo:

fonte: http://portal.aprendiz.uol.com.br


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Escutar tudo isso faz o professor acreditar, cada vez mais, que se não mudarmos a forma de ensinar vamos perder esses jovens. parabéns família Meira!!

Comentário por Claudia Hardagh




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: