REVISTA VIRTUS


Blogger X WordPress by borgesbruno
dezembro 28, 2009, 5:54 pm
Filed under: Design e Tecnologia | Tags: , , , , , , , , ,

Um dos fenômenos da Web 2.0 sãos os blogs, a possibilidade expor ao mundo inteiro o que você pensa. Há duas plataformas gratuitas que se destacam o Blogger do google e o WordPress.com. Nós da Revista Virtus trazemos uma comparação dessas duas plaformas:

(obs: A comparação do WordPress é feita com a versão do site wordpress.com que contém algumas limitações, se você tem uma hospedagem PHP/Mysql você pode baixar e usar a versão sem limitações aqui.)

Blogger

Mesmo aqueles não tem conhecimento algum de HTML e/ ou CSS, conseguem criar um blog nesta plataforma. Geralmente faz com que ele seja a primeira opção e, consequentemente, tão popular. Conheça os serviços do Blogger:
Gratuidade total: Você não precisa pagar por nenhum serviço oferecido pelo Blogger e ainda te oferece ferramentas da Google para você começar a ganhar algum dinheiro, como o Adsense.
Servidor próprio e ilimitado: Você não precisa hospedar seu blog em um servidor particular e pago, até existe essa opção, mas não existe vantagem nenhuma nisso.
Não necessita instalação: O Blogger é um serviço de blogagem que dispensa instalação, ele roda diretamente do navegador.
Fácil navegação: É muito simples, desde o cadastro até o uso de forma geral.
Apesar de citar alguns dos serviços oferecidos pela plataforma, é válido ressaltar que continuam surgindo melhorias. No mês de Agosto, o Blogger completou 10 anos e foram anunciadas grandes novidades. Algumas já estão disponíveis e continuam sendo bastante intuitivas e de fácil manuseio.
WordPress
Estatisticamente comprovado, o WordPress é o serviço de blogagem e SGM (Serviço de Gerenciamento de Conteúdo) mais utilizado no mundo. Diferente do Blogger, ele não é tão simples de se usar, mas também não é nenhum ‘monstro de sete cabeças’. Conheça seus serviços:
Gratuito ou pago: Você pode escolher entre o wordpress.com que é gratuito e oferece servidor próprio e domínio personalizado [como no Blogger]; ou o wordpress.org, o qual necessita ser instalado no seu computador. Este último não possui servidor próprio nem oferece domínio, nesse caso você terá que contratar um particular.
Possui interface amigável: À primeira vista pode assustar um pouco, se comparado ao Blogger, mas você não precisa ser nenhum Ás para utilizá-lo corretamente. É muito simples.
Estatística: Já vem por default um completo sistema de estatísticas em sua interface, talvez uma das vantagens mais eficazes diantes de outros SGC. Quer saber exatamente de onde vem seus visitantes? O WordPress te diz. E, dependo de sua necessidade, talvez não precisará de um Google Analytics, que só pode ser utilizado para quem tem hospedagem própria [wordpress.org].
SEO: O WordPress possui ferramentas de SEO completamente automatizadas, a começar pelo importantíssimo gerenciamento de url que o usuário possui do seu blog.
É bom levar em conta que na versão gratuita existem limitações, que desaparecem perante o pagamento de uma taxa pré-definida. É necessário ter conhecimento em PHP e MySQL para poder instalar e utilizar de forma correta e livre a versão paga do Worpress.

Ambos, Blogger e Wordpres, são sistemas bons com seus pontos positivos e negativos, que variam de necessidade para necessidade. Com certeza, independente da sua escolha, você ficará satisfeito ao blogar.

Referência

Anúncios

1 Comentário so far
Deixe um comentário

Os dois são muito bons.

Comentário por Gemini




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: