REVISTA VIRTUS


Brazilian Day, emocionante! by falle criativo
Brazilian day...........................

Foto: Thaissa Tanaka

Matéria de nossa correspondente no Japão.

Tokyo acorda diferente. Há uma energia, boa, que não consigo explicar de onde veio.
Tokyo acorda com todos, ou a maioria, dos brasileiros reunidos, no Yoyogi Park, pra prestigiar esse que foi o mais lindo e contagiante Brazilian Day de sempre. O Brazilian Day 2009, que ocorreu nos dias 5 e 6 de Setembro.

Para animar a festa a banda que tocou esse ano foi o Jammil e Uma Noites. E o Grande esperado foi Serginho Groisman, que já esteve aqui em anos anteriores do mesmo evento.
No sábado foi mais tranquilo, menos gente menos barulho, mas já dava pra sentir o calor e energia do Brasil, presente alí.

No primeiro dia teve a escolha da Miss Brazilian Day, o primeiro concurso realizado. A vencedora foi Dayana Shikasho, linda! Que ficou muito emocionada quando escutou seu nome.
E logo após o concurso contamos com a apresentação da banda ST4, que tinha como vocalista  Jhony Sasaki, apresentador da IPC(Globo Internacional), o mais popular e conhecido dos apresentadores. E bem animados eles fizeram todos pularem, cantarem e relembrarem bandas do Brasil como: NX Zero, CPM 22, Charlie Brown Jr. entre outras. No mesmo dia contamos também com o Swing de uma banda de Japoneses cantando samba em Português. É a nossa cultura influênciando o Japão, o que dá imenso orgulho.

Mas foi no domingo que o espetáculo aconteceu! Cerca de 25 mil pessoas compareceram. Brasileiros, japoneses, e gente de TODO O MUNDO! O tempo estava perfeito, céu azul anil, vento leve que nos refrescava, naquele imenso calor, humano, que existia. Chegar perto do Palco era um desafio, mas aos poucos fui conseguindo ficar em um lugar bacana. Bandeiras do Brasil eram hasteadas naquele céu, e pareciam dançar junto com a multidão alí reúnida. Multidão essa que participou estrondosamente o dia todo do evento.

Brazilian day.....................

Foto: Thaissa Tanaka

O momento que a maioria esperou foi quando o apresentador do programa Altas Horas, Serginho Groisman, subiu ao palco, fazendo os brasileiros vibrarem. É como se ele fosse um pedaço do Brasil pra essa gente que tanto sente saudade da nossa Pátria, do Brasil. Ele que, assim como eu, sentiu que esse era o melhor Brazilian Day em Tokyo já realizado. -“Foi o que mais me emocionou”- disse ele.

Depois de um breve desfile, que fará parte de um quadro realizado no Altas Horas, o apresentador anuncia a Banda Jammil e Uma Noites, que sobe ao palco para conversar com ele. E minutos depois eles comandavam aquela massa de pessoas eufóricas, felizes, que continham um brilho nos olhos incrível! Foi mágico! A primeira música foi Sou Praiero, que fez todos dançarem juntos!
E do início ao fim não fizeram as pessoas pararem de cantar e vibrar. Só quem esteve lá conseguiria descrever.

Todos sorriam, todos estavam se divertindo. Em meio a músicas, comida, bebida e cultura, pessoas de todo canto do mundo pode ter a sensação de estar no Brasil. Cada detalhe foi tão perfeito! Cada criança sorrindo, que provavelmente não conheceram o Brasil assim como nós, mas contagiadas com ele. É emocionante demais ver a bandeira do Brasil içada aqui do outro lado do mundo! É emocionante ver a cultura de um país, muitas vezes discrimidado, ser honrosamente homenageado. É emocionante ouvir aquela famosa música: Ah eu, Sou Brasileiro, com muito orgulho. Com muito amor! E estar em meio à multidão que cantava. Depois de estar fora do Brasil nós começamos a dar valor a ele. Ao amor e Carinho que só o Brasileiro possui. Aos tesouros que possuímos, sendo eles, música, poesia, dança, beleza, comida ou qualquer outro tesouro que tenhamos. Temos que dar valor aos nossos poetas que transcrevem essa maravilhosa pátria tão bem em seus poemas. Aos nossos compositores e cantores que fazem da Bossa Nova, do Samba, a música brasileira mais tocada no Japão, e em todo o mundo, o que me orgulha muito!

Brazilian day materia

Foto: Thaissa Tanaka

Bom, com várias apresentações de dança e música, e de pessoas que fazem parte do nosso cotidiano aqui no Japão esse evento foi repleto de AMOR! E uma indescritível energia que cada um trouxe consigo. Depois de todo o trabalho, toda a preocupação com a crise financeira que assombrou-nos e depois de toda a saudade que sentimos, é isso que merecíamos! E sim, tivemos! Um dia do Brasil que fica pra história cheio de brilho, saudade, energia e AMOR!

Por Katiuscia Mizokami
http://just-travelling.blogspot.com/
katiuscia-@softbank.ne.jp

Brazilian Day 2009 037

Foto: Thaissa Tanaka

Anúncios

1 Comentário so far
Deixe um comentário

Parabéns pelo artigo…apesar de só ler agora, achei muito interessante e bem emotivo…só quem é brasileiro e vive em outro país que sabe definir a palavra SAUDADE perfeitamente!!!
Adorei o que você escreveu, continue assim!

Beijos
#bjomeliga

Comentário por Grillo ( do sushicast )




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: