REVISTA VIRTUS


Conheça o Festival do Minuto by falle criativo

minuto2

 Desde 1991, o Festival do Minuto trabalha com a seleção de imagens em movimento – de amadores e profissionais – para o exercício da síntese em trabalhos com duração máxima de 60 segundos. O Festival do Minuto foi o pioneiro no formato do Minuto no mundo e é hoje o maior festival de vídeo da América Latina, tendo inspirado a criação de Festivais do Minuto em mais de 50 países.

De 1991 a 2007, eram submetidos ao Festival, por correio, cerca de 1000 vídeos por ano, provenientes de cerca de 40 países, dos quais apenas 5% eram selecionados para exibição.
Desde 2002, realizamos diversas edições regionais do Festival nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília.
Em 2005, foram realizados 11 festivais regionais nas mais importantes faculdades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília.

Em 2005, o Festival do Minuto iniciou o processo de se tornar permanente. Este processo só foi efetivamente viabilizado em 2007, quando o Festival tornou-se online. Com o crescimento explosivo dos portais de vídeo na Internet, a necessidade da seleção editorial de conteúdos através de uma equipe de curadores tornou-se cada vez mais premente. O Festival do Minuto Permanente foi desenvolvido justamente para estabelecer um novo padrão na seleção e organização de conteúdos feitos pelo usuário, pautado pelo princípio da curadoria. É importante lembrar que alguns dos vídeos brasileiros que mais fazem sucesso no Youtube são vídeos do Minuto.

A partir do final de 2007, o Festival tornou-se online, ou seja, passou a receber e exibir vídeos diretamente pela Internet. O número de vídeos recebidos já quadruplicou e continua crescendo, sem nenhum tipo de propaganda, senão aquela espontânea, dentro e fora da internet. O número de usuários cadastrados online já ultrapassou 6000 em 6 meses. O Festival continua tendo forte presença offline, exibindo os melhores vídeos do ano em equipamentos culturais e universidades.

Em 2007, a Mostra do Minuto foi exibida em 237 pontos de cultura, em mais de 100 cidades brasileiras. Essa presença offline ajuda a alimentar a força do Festival do Minuto na Internet.

Em 2008, o Festival do Minuto estabeleceu parcerias comerciais para a criação de canais nos portais Youtube, Joost, TV Trip e Portal Oi.

Nesses 17 anos de existência, o Festival recebeu mais de 15.000 trabalhos provenientes de 40 países. Atualmente, a empresa encontra-se em fase de aprimoramento de suas operações, que estão migrando de um modelo tradicional de festival para um modelo de operação online.

Se você gostou e gostaria de mandar um video entre no site http://www.festivaldominuto.com.br


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: