REVISTA VIRTUS


O fim do jornal impresso? by falle criativo

Bem amigos, estou compartilhando uma matéria do Blog do Felipe Godoy, estudante de jornalismo sobre um assunto intrigante, confiram o que ele fala:

jornalSemana passada discutíamos em sala de aula o artigo publicado pela revista TIME que defende o fim dos jornais impressos e a migração do seu conteúdo para a internet. Causei um mal estar na sala quando dei a minha opinião defendendo o fim dos jornais.

Essa semana abri a minha caixa de email e levei um susto ao ler uma notícia com o seguinte título: “Estudantes de Jornalismo não gostam de ler jornais”. Esse foi o resultado de uma pesquisa feita com estudantes da Austrália, que revela que 90% dos acadêmicos preferem a TV e a internet como fonte de notícias. De acordo com as informações publicadas , os estudantes pesquisados acreditam que os jornais terão fim, mas que isso levará tempo. Confesso que levei um susto, pois mesmo defendendo o fim dos jornais, acredito que são indispensáveis para qualquer estudante de jornalismo.

Mas voltando para a sala de aula. Após o meu professor explicar que acredita que o jornal não acabará, graças a alguns grupos que se interessam pela permanência do veículo e que ele conseguirá dividir espaço com a internet, assim como aconteceu com o rádio e a TV, mudei de opinião. Talvez o jornal não acabe. Porém se estudantes de jornalismo como eu não leiam os jornais, quem vai ler? Alguns grupos de comunicação podem impedir o fim do impresso, graças a Publicidade. O meu medo é: Será que os jornais não deixarão de ser um produto jornalístico e virarão um produto publicitário? Essa é a minha dúvida!

por Felipe Godoy – http://felipegodoy.zip.net/

Amigos, quero deixar meu comentário como criador deste blog e estudante de Design, com a evolução da tecnologia, a web 2.0 com as redes sociais e o compartilhamento de informações e também porque atualmente no nosso mundo comtemporâneo as pessoas podem gerar conteúdo e participar ativamente das informações isto se torna as vezes mais atrativo do que entrar numa banca e comprar o jornal de Domingo, os que crescem hoje com os IPODS e diversas tecnologias e nasceram com as redes sociais dificilmente compram jornais para ler, ficam hipnotizadas, se tornam algumas vezes um pouco alienados se limitando as redes sociais e se construindo virtualmente, isto se torna muitas vezes um vício e as pessoas ficam presas sendo escravas dos aparelhos tecnológicos, é mais cômodo do que construir um repertório cultural lendo um jornal e refletindo sobre o assunto, não estou aqui fazendo uma crítica mas eu pergunto, que profissionais serão essas pessoas que ficam presas a vidas virtuais sem nenhum repertório cultural por não ler e refletir? 
Bem, não creio que o jornal acabe, ele ainda é uma mídia muito forte e de importância para o nosso repertório cultural e intelectual.

 

 

Anúncios

5 Comentários so far
Deixe um comentário

Como estudante de design também, acredito que os jornais não são SÓ importantes para o meio jornalistico, todos temos que ter fontes [confiaveis] e acho que o jornal é uma das poucas ainda, apesar de alguns fatos serem levados mais a sério ou não. A internet por exemplo, ainda tem muita coisa que não existe, boatos falsos… E não só por isso, e jornal ainda é uma grande fonte de opiniões e informação em geral. SE ele acabar, vai demorar muito. E não só os estudantes de jornalismo, mas TODOS os universitários, DEVERIAM ler jornais, pelo menos uma vez na semana, não só pelos motivos que eu já disse, mas até por enriquecimento de vocabulário e etc…

Mandou bem no post Yuri! Beijo

Comentário por Vivian

Ao meu ver, o jornal impresso sempre terá o seu espaço na sociedade. Muitos se sentem mais seguros por ter em mãos a informação impressa no papel ao invés de vê-la na tela de um computador. Sem dizer que o jornal tem a portabilidade de um notebook que muitos ainda não têm acesso.
Como mencionado na matéria, assim como o rádio permaneceu após da revolução da TV, o jornal impresso continuará sendo utilizado como fonte de informação durante muito tempo.
O tempo mostrará…
Obrigado!

Comentário por Cleuder T. de Paula

Café, leite e pão e Jornal O Progresso,(aqui da minha cidade) para começar bem o dia, depois o dia acontece. O prazer de ter nas mãos um jornal, folheá-lo, se inteirar das notícias, concordar ou não com as opiniões não se perderá com o tempo..

Comentário por Creilda S Alves

Por quê precisamos pensar no jornal como parte do papel?

Como jornalista sou um ótimo designer e não sei termos técnicos específicos da área, mas o que chamamos de matéria não é o suporte, uma reportagem é muito mais do que tinta preta. O papel é apenas suporte, será que não teremos dispositivos tecnológicos que nos possibilitem ler um jornal como o conhecemos, só que de outra forma, em vez de nos atrapalharmos cada vez mais com um monte de papéis ordenadas por assunto? E que no final são muito mais úteis para quem tem cachorro.

Não defendo o fim do jornal, e sim a evolução natural dos meios de comunicação e o jornal no papel, ou não, vai continuar existindo. Só precisamos nos acostumar, assim como estamos fazendo com a imagem da TV de plasma, tela plana, 50 polegadas, som estéreo, no home teather, com DVD blue ray. Mas quem preferir, pode voltar para a boa e velha TV de tubos, que levava alguns segundos para ligar e fazia uns barulhos estranhos!

abs

João

Comentário por joao toledo

[…] Veja a repercussão deste tema no blog da Revista Virtus: https://revistavirtus.wordpress.com/2009/04/20/o-fim-do-jornal-impresso/ […]

Pingback por SERÁ O FIM DOS JORNAIS? « Felipe Godoy Blog




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: