REVISTA VIRTUS


Usabilidade e Arquitetura de Informação (introdução) by falle criativo

Bem amigos, essa é uma matéria do blog Webcultura do professor universitário e designer João Toledo, Graduado em Design Gráfico – Belas Artes, especialista em Criação Visual e Multimída – USJT, mestre no programa de Educação, Arte e História da Cultura Mackenzie, com o projeto: WebCultura: do método à arquitetura no ambiente digital. Atualmente é professor do Centro Universitário Fieo – Unifieo. Com experiência em Design Digital e principal atuação nas seguintes áreas: hipermídia, webdesign, programação visual e design sociedade.

A fim de entendermos usabilidade, precisamos levar em conta o procedimento de navegação, ou imersão digital do leitor de hipermídia, e como ele procura atingir os seus objetivos específicos com efetividade, eficiência e satisfação. São premissas fundamentais, inerentes à metodologia, e que definem a eficácia aplicada ao sistema, devendo o projeto primar pela simplicidade e objetividade. Como diz um amigo: “menos é mais”.

 

Usabilidade está intrinsecamente relacionada com conceitos fundamentais de webdesign, que agregam os valores de navegação com o planejamento da interface e conteúdo, proporcionando ao usuário final a garantia de que ele atinja os seus objetivos de forma intuitiva, prática e funcional. A usabilidade está relacionada aos estudos de Ergonomia e de Interação Humano-computador e a simplicidade e facilidade com que uma interface, um programa de computador ou um website pode ser utilizado.

O termo é usado para definir a facilidade com que as pessoas podem empregar uma ferramenta ou objeto a fim de realizar uma tarefa específica. Usabilidade está diretamente ligada ao diálogo na interface e, é a capacidade do software, no caso da internet o browser, em permitir que o usuário alcance suas metas de interação com o sistema. Ser de fácil aprendizagem, permitir utilização eficiente e apresentar poucos erros são os aspectos fundamentais para a percepção da boa usabilidade por parte do usuário.

A usabilidade deve se concentrar ao desenvolvimento de projetos aplicáveis a situações concretas, simples e rápidas. Isso significa que deve ser utilizada de forma prática, eficiente e eficaz, integrada a uma metodologia de produção. A usabilidade deve compreender princípios ou normas, que devem ser levadas em conta, na estruturação de um sistema:

  • efetividade (efetivo ao usar);
  • eficiência (eficiente ao usar);
  • usabilidade (ser fácil de usar);
  • segurança (ser seguro de usar);
  • learnability (ser fácil de aprender);
  • memorização (ser fácil de lembrar como usar).

Cabe ainda acrescentar que, segundo Nielsen, o reconhecimento é a melhor lembrança (Nielsen, 2001).

A arquitetura de informação consiste em uma etapa da metodologia adotada, no planejamento do conteúdo de forma lógica e na criação de soluções quanto à organização das informações para a hipermídia. O planejamento e a metodologia de projeto são dois pontos fundamentais para qualquer trabalho de design, que, aliados à interatividade do ambiente digital convergem para a necessidade do desenvolvimento de um projeto funcional, útili e inteligível.

Na internet, podemos citar o fluxo de navegação de uma página como um ponto de partida para o desenvolvimento da arquitetura de informação. É necessário pensar a organização das páginas em função do acesso aos conteúdos, tipo de trabalho que envolve conhecimentos de tecnologia, design e redação (conteúdo).

A descrição das páginas apresenta elementos – roughs, mapeamento estrutural do projeto, imagens, legendas, acessos, usuário, interatividade, usabilidade e ergonomia visual de interfaces – que devem estar presentes na arquitetura de informação de qualquer projeto.

Quando trabalhamos com o ambiente digital, uma boa idéia não é sinônimo de um bom resultado fi nal, o que diferencia projetos de sucesso geralmente está relacionado à etapa de planejamento. É no planejamento do projeto que são estabelecidos os parâmetros para o processo criativo e metodologia de produção, são coletadas e analisadas as informações e os dados pertinentes ao trabalho para estabelecer os princípios fundamentais e hipóteses para resolução dos problemas verificados.

No planejamento para um website devem ser definidos:

  • Objetivos e metas a serem alcançadas
  • Organização da equipe de trabalho
  • Público alvo
  • Mercado
  • Diferenciais
  • Conteúdo
  • Fluxograma
  • Métodos para acompanhamento de desempenho do projeto
  • Cronograma de atividades

Como parte do processo metodológico para o desenvolvimento de projetos digitais para a web, a arquitetura de informação vem após o planejamento, o briefing, e antes da etapa de criação, na qual será definido o layout, a navegação e a estrutura de códigos do projeto. Este procedimento fará com que o conteúdo seja organizado de acordo como a relevância da informação em si, que deve ser classifi cada com uma abordagem mais focada no comportamento e necessidades dos usuários, que por sua vez, dependem da inclusão tecnológica e da cultura digital, que atualmente está em processo de construção.

Na arquitetura de informação será desenvolvido um fluxo de informações que orientará as etapas seguintes, ela consiste em um processo de mapeamento visual e contextual de um conjunto, seja ele qual for, este processo possui o intuito de organizar as informações, tornando-as acessíveis, claras e aplicáveis a qualquer outro esquema.

Neste processo a criação e produção de um projeto digital são trazidas ao contexto do fluxo de informações e são defi nidas com o uso de um método particular de construir a identidade visual e de balancear a utilização de imagens e palavras na comunicação. A arquitetura de informação pode denominar-se um processo interdisciplinar que une três áreas de atuação: a tecnologia, o design e o conteúdo. Um projeto de website não deve ser restrito, deve sempre estar disposto a acomodar mudanças e inclusões tecnológicas que melhorem o seu desempenho junto ao meio no qual está inserido e aos usuários que usufruem de seus recursos.

Para atingir seus objetivos, a arquitetura de informação pode ser montada a partir das seguintes linhas de trabalho:

  • Processo de organização, desenvolvimento e indexação de conteúdo para internet;
  • Fluxo de informações – navegação, ou imersão do usuário;
  • Definição dos elementos que fazem parte da composição visual do projeto – layout -, da ergonomia visual;
  • Aplicação de conceitos de usabilidade: orientações para o desenvolvimento da criação da interface;
  • Estrutura de desenvolvimento: conhecimento técnico para as definições da tecnologia, recursos, ferramentas e suporte adequados.

Com a velocidade tecnológica e as características do ambiente digital, atualmente a tendência de imersão em uma obra hipermidiática é de pouca leitura, do imediatismo na procura e assimilação de informação textual, valorização da criação visual e rápida percepção dos elementos gráficos que compõem a interface. Isto traz mudanças no planejamento, na construção metodológica de projetos, na criação para o ambiente digital e se faz necessária a adequação de conteúdo para a visualização das informações em uma página (tela) na internet.

A arquitetura de informação para os projetos digitais deve estar focada na interatividade e o caminho para isso é criar uma metodologia de processo que envolve os seguintes itens relacionados: usabilidade, tecnologia e interface, mais precisamente aplicados à linguagem hipermidiática e ao usuário.

http://www.webcultura.com.br


1 Comentário so far
Deixe um comentário

A Siplan está desenvolvendo um software focado no diferencial de design e usabilidade, e precisamos de designers para desenhar as telas e projetar a usabilidade(UX).
Gostaria de saber se você tem interesse em participar desse processo, ou se conhecem alguém que possa ter.
A Siplan fica em SP, porém esse trabalho pode ser feito a distancia, começaremos como freelance, e passaríamos as telas aos poucos.
Estou a disposição para maiores esclarecimentos.
Obrigada
Priscila

Comentário por priscila




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: