REVISTA VIRTUS


Profissionais promovem artes visuais para jovens em Natal (RN) by falle criativo

19918_im_grande

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No início dos anos 1990, um grupo de fotógrafos conduz a atividade sob uma perspectiva mais ampla, abordando as linguagens visuais como uma ferramenta pedagógica capaz de promover a expressão artística e a afirmação pessoal de diversos públicos, principalmente dos jovens. Desse processo, ganhou vida, há 15 anos, a Galeria Zoon de Fotografia, uma organização formada por profissionais da área de imagem de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Nos últimos cinco anos, os idealizadores já ampliaram a atuação para a área de audiovisual. “É um desdobramento do trabalho realizado, um amadurecimento natural”, aponta o jornalista e professor universitário Henrique José Fernandes, um dos coordenadores da ONG.

Nos últimos anos, um dos projetos mais importantes da Zoon foi a efetivação de um Ponto de Cultura, a principal ação do programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura (MinC). No trabalho encampado pela ONG, foi desenvolvida uma metodologia própria na qual são privilegiados os diversos olhares dos jovens sobre as respectivas realidades. A prática de “parar e pensar”, segundo Fernandes, deu a tônica das oficinas. Para o jornalista, que trabalha como repórter fotográfico, a prioridade é a “sensibilização pela arte”. “A técnica vem depois, reforçando as linguagens apreendidas”, explica. 

O projeto do Ponto de Cultura, implementado de 2005 a 2008, organizou nove oficinas em seis municípios do estado. Nelas, mais de duzentos jovens tiveram contato com referenciais teóricos com uma abordagem diferenciada, como a pedagogia de Paulo Freire, o Teatro do Oprimido, de Augusto Boal, além de técnicas e dinâmicas de grupo e de jogos cooperativos.

Como atividade das chamadas “Oficinas Lúdicas do Olhar”, os jovens faziam um mapeamento cultural do local onde moravam, abrangendo diversos aspectos da vida, com destaque para a narrativa das histórias de vida. Ao final da capacitação, foram produzidos cartões postais e realizada uma exposição de fotografias. Além disso, foi produzido um CD-ROM com todo o material didático e as realizações dos participantes.  “A ideia é a socialização do conhecimento”, resume Fernandes.

Enquanto esperam a renovação de projetos, principalmente junto ao MinC, os integrantes da Zoon participam de outras iniciativas ligadas à área de artes visuais. Um dos espaços é o “Goiamun Audiovisual”, um festival realizado há mais de vinte anos pela Prefeitura de Natal que envolve toda a cadeia produtiva do setor para intercâmbios e exibição de produtores do Nordeste.

Na “Rede Olhar Brasil”, uma articulação da Secretaria do Audiovisual do MinC, a Zoon participa como colaboradora no Rio Grande do Norte para a implantação de um Núcleo de Produção Digital. Para isso, deve ser realizada uma série de capacitações, e o Ministério vai ceder equipamentos para montagem de uma plataforma de alta definição para captação e edição de imagens e sons.

Outro projeto interessante que tem a participação da Galeria Zoon é o movimento “Um Milhão de Histórias de Vida de Jovens”, uma iniciativa da ONG Aracati e do Museu do Homem – ambos de São Paulo (SP) – realizada em parceria com entidades de vários estados. Desde 2006, os jovens deram início a uma articulação em rede na qual cada participante pode elaborar sua narrativa com o objetivo de envolver outras pessoas. As produções são coletivizadas em ambiente virtual e divulgadas por meio de várias linguagens, como boletins, vídeos e programas de rádio. Em Natal, segundo o jornalista Henrique Fernandes, as ações devem começar em 2009, com a prioridade de trabalhar com os jovens de escolas públicas.

As matérias do projeto “Boas Idéias em Comunicação” são produzidas com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

Bem amigos, essa matéria é do site Adital.

http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=37070

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: