REVISTA VIRTUS


Trabalho da Galera by falle criativo

 trabalhos3

Bem amigos! a Revista Virtus quer divulgar o trabalho das pessoas qe gostam de design e ilustração, recebemos alguns trabalhos de um profissínal da área de ilustração que tem trabalhos muitos bons por sinal.

É o Pedro P. Mesquita Jr, 44 anos,  (62) 3941-9699, artepedrojr@gmail.com    www.pedrojr.com.br

pedro_pepsi_011

“Gostava de desenhar super-heróis e fazer caricaturas dos professores na escola e, a mãe de um amigo me falou de agência de propaganda e tal… foi aí que ajuntei um monte de desenhos (Homem Aranha Super Homem, Thor, etc) em folhas de caderno mesmo e apresentei na A.B. Corrêa Propaganda em 1981. Lá comecei como estagiário e, naquela época, era pra lavar pires sujos de guache e outras tintas e também montar cartelas para comerciais de televisão, quer dizer, escravo dos DP de Arte. Depois de 3 meses emplaquei a primeira ilustração para um anúncio de jornal.

Curioso pra quem começou na área de design e publicidade hoje é que nós nem imaginávamos em fazer artes em algum software gráfico. Nem sonhava com Photoshop, Painter, Illustrator…

Minhas ferramentas eram esquadros, réguas, tira-linhas, pincéis, guache, ecoline, cola benzina, LetraSet. Tudo isso para montar layouts e depois de aprovados finalizávamos em PastUp as fotocomposições, LetraSets em papel mesmo. Muito tempo depois apareceu o aerógrafo que era o que havia de mais tecnológico pra ilustrar.

Um ano e pouco depois fui contratado por outra agência, Stylus, para o cargo de Ilustrador pra fazer storyboards e ilustrações para as peças publicitárias (toda imagem dos layouts era ilustrada pois não tinha internet pra baixar imagens). Também acumulava o cargo de Layoutman – era quem montava os layouts, desenhava os títulos em guache (tinha um conhecimentos de tipos de letra muito bom) e marcava os textos com mono-mono (bodytext) com canetas Rotring tudo em cima da prancheta. Depois passei por outras agências até montar meu estúdio de desing – a Arte Clube – que mais tarde também virou bureau de fotolitos e pós-produção. Algumas ilustras antigas, da época do guache e pincel estão no meu site: www.pedrojr.com.br

Minhas ferramentas mudaram, no começo para um Mac IIFx e um IICi com Photoshop 2, Aldus FreeHand 3, QuarkXPress 2. Hoje tenho iMacs, tablet Wacom e Cintic e acrecentei o Painter e o Strata e ainda muitos outros softwares ao menú.

Trabalho atualmente como ilustrador prestando serviços para agências de publicidade em Goiânia, DF e São Paulo. Entre elas a TTA Propaganda, Central do Brasil, Netmídia, DMW, Stylus, Talent, Lew, Lara, Comunicação Fam, Propeg e H2O BisSolutions.”

 Trabalhos:

 

DORALIV

Estas 4 peças são de uma campanha (Trade) de lançamento da nova embalagem de DORALIV e, como é um medicamento para uso infantil, a equipe de criação da Comunicação Fam/SP aplicou o conceito de explosão floral para sugerir a alegria e vibração que uma criança tem quando está livre da febre.

Fiz as embalagens em 3D no Strata e os florais no Illustrator. No illustrator eu importei os tifs das ilustras e juntei os florais. A criação do layout foi do diretor de arte Thiago Taufic.

REFINATA

Para destacar a nova batata Refinata das outras marcas existentes a TTA Propaganda reforçou o próprio nome do produto levando o consumidor a optar pela qualidade do produto e para isso, acrescentando ao conceito de “refinada” finalizamos a campanha mostrando boas matérias primas e classe no preparo e na hora do consumo.

Depois de produzir as fotos em estúdio fotográfico eu eliminei os fundos dos tomates, queijo, frango e picanha e dos outros elementos e comecei a montagem no Photoshop aplicando texturas, sombras, fundos e temperatura das cores sem deixar de parecer natural a composição final. Isto tudo com base nos rafes da agência feitos pelo, hoje diretor de criação da Talent, Léo Macias.

ZÉ GOTINHA

O briefing dessa campanha foi simples pois o cliente, Ministério da Saúde, pediu à Propeg para formar a família do Zé Gotinha e com isso extender à toda família a necessidade de imunização contra a paralizia infantil e rubéola (do nenê ao adulto).

Esta foi a primeira vez que ilustrei esse personagem e fiz um monte de rafe até chegar à composição da família ideal. Sempre pedem pra fazer a ilustração em 3D… não sei porque direito isso pois no final das contas a composição em 3D não ficou muito natural e acabei imitando 3D no photoshop mesmo pois tive mais controle sobre as expressões.

Até mais

Yuri Venancio Tamasauskas – Diretor da Revista Virtus

Anúncios

5 Comentários so far
Deixe um comentário

Nossa que bacana o trabalho dele.O mais legal é que ele pegou toda a evolução técnica da area; dos pinceis, tira-linhas e letra-sets(acho que nem vende mais, é uma pena =[) de ontem até os brushes ,ctrl-zs e font box de hoje.
Ótimo trabalho e otima matéria tb

Comentário por Davi Augusto

Esse aí é o grande mestre Pedro Jr.
Assim que entrei na faculdade iniciei um estágio na é:comunicação e foi lá que esse grande ilustrador me ensinou muita coisa. Para fazer uma história em quadrinhos tive que redesenhar muitas páginas…
Mas aprendi muito, principalmente a ter paciência. Valeu Pedro Jr!
Parabéns pela matéria.

Comentário por Sarah Ottoni

Cara, lendo sua matéria fiquei orgulhoso de saber que te conheço e que já até comi uma feijoada na sua casa…rrsrsrs. Brincadeiras a parte mano, sem comentários, como te falo sempre, Caaaraaa vc é muito booooommmm. Sou seu fã! Parabéns Pedrão, e que Deus continue te abençoando cada dia mais e continue nessa humildade que não existirá limites pra vc!!! De coração, vc merece.

Comentário por Eudes Correia

Quando você lançou a aquelas camisetas “A serviço do Reino”, vi ali algo extraordinario que conseguia traduzir o sentimento de toda uma geração, com traços livres e multicoloridos aquela linguagem mudou não só o meu paradigma como de uma “galera ” inteira que estava para fazer a diferença no Brasil! Parabens PedroJr e muito Sucesso!!!

Comentário por Divino

Meu grande mestre e amigo Pedro Junior! Foi na Arte Clube que realmente me realizei como profissional. Ali com você aprendi tudo de tratamento de imagens e muito mais… Fui um dos felizardos de trabalhar ao seu lado e apreder muito. Deus continue te abençoando sempre.

Comentário por Renato Costa




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: