REVISTA VIRTUS


O que é Design? by falle criativo

 design-copy

Olá amigos, este é o primeiro post sobre uma área que vem crescendo ao longo dos anos e é de fundamental importância no mundo contemporâneo, o Design.

Iremos estabelecer aqui os princípios que formam o design e as áreas que vem crescendo juntamente com matérias de profissionais da área que vão nos iluminar com o seu conhecimento para então nós entendermos o que é design e qual é o trabalho do designer.

Todo designer, ilustrador, artista ou web designer precisa de um portfólio e de conhecimento, precisa pesquisar, precisa analisar o que o cliente quer, o designer é o grande editor do mundo e é importante que esse trabalho seja mostrado, proponho á todos que lêem esta revista que me mande um trabalho experimental por que aqui é o espaço para divulgação, a Revisa Virtus quer que você seja visto no mercado, desabafe sobre a área, conte suas experiências e o que você acha da área, isso vai fazer com que você seja visto, um bom portfólio ou algo interessante que você posta na web é a porta de entrada para o mercado de trabalho. Tanto faz se você optou, ou vai optar por uma carreira como frila ou se prefere ser um profissional contratado, o importante é ser visto, vale a pena portanto investir suas idéias com alguma coisa, não basta somente ter boas idéias, é preciso mostrar quem realmente você é, quais são suas habilidades? a Virtus quer fazer o mundo te ver.

 Enfim, o que é design?

Design é um processo técnico e criativo relacionado à configuração, concepção, elaboração e especificação de um artefato. Esse processo normalmente é orientado por uma intenção ou objetivo, ou para a solução de um problema.

Mas essa definição não é suficiente para definir o que é design.

Design é projeto, não é simplesmente um processo técnico criado por computadores, fazer design não é simplesmente diagramar uma página, embora a diagramação possa ser uma das ferramentas de trabalho de design, também não é a ilustração, embora esta possa ser um dos elementos utilizados pelo profissional para a consecução de um projeto e por sinal existem muitos ilustradores bons, muitas pessoas que expressam suas emoções fazendo este tipo de trabalho, como por exemplo o trabalho de grafite, design é uma atividade de combinação, design se consiste num todo que é formado, tanto por textos diagramados como por elementos tipográficos de maior destaque e estudos de uma melhor tipografia para o projeto, enfim, design é um conjunto de elementos visuais que compõe um projeto.

Design tem a função de seduzir, de esclarecer, de resolver problemas e o trabalho do designer é editar o mundo, dar forma ao mundo, resolver os problemas, pense e reflita na sua vida o que precisa ser mudado, olhe para o seu bairro e o que você poderia fazer para mudar a situação, projete sua idéias e busque referências, não se limite apenas no computador, explore o mundo e edite, você pode transformar o mundo.

Design enquanto profissão requer uma metodologia, requer que o profissional não fique preso sendo escravo de seu computador mas que ele tenha o controle em tudo que é envolvido no projeto e desta forma ele busca meios alternativos para a consecução do projeto.

Na filosofia o substantivo abstrato design refere-se a objetividade, propósito, ou teleologia. O conceito é bastante moderno, e se interpõe entre idéias clássicas de sujeito e objeto. O design é então oposto a criação arbitrária, sem objetivo ou de baixa complexidade.

Para Flusser o design não começa com a ciência, não com a apreciação de objetos fabricados, não com a visão dos criadores, mas com o significado das palavras.

 

Se quiser saber mais sobre Flusser e a relação entre filosofia e design entre no blog:

http://www.maiszero.org

 O Design abrange muitas áreas, abordarei aqui algumas:

 As Artes visuais

A área da Arte Visual e Design é extremamente ampla. Abrange qualquer forma de representação visual, ou seja, cor e forma. Outras formas visuais dramáticas costumam ser incluídas em outras categorias, como teatro, música ou ópera, apesar de não existir fronteira rígida. É o caso da arte corporal e da arte interativa ou mesmo do Cinema e da Vídeo-arte.

Arte Digital

Arte digital ou Arte de computador é aquela produzida em ambiente gráfico computacional. Utiliza-se de processos digitais e virtuais. Inclui experiências com net arte, web arte, vídeo-arte, etc. Tem o objetivo de dar vida virtual as coisas e mostrar que a arte não é feita só a mão. Existem diversas categorias de arte digital tais como pintura digital, gravura digital, programas de modelação 3D, edição de fotografias e imagens, animação, entre outros. Os resultados podem ser apreciados em impressões em papéis especiais ou no próprio ambiente gráfico computacional. Vários artistas usam estas técnicas. Ao contrário dos meios tradicionais, o trabalho é produzido por meios digitais. A apreciação da obra de arte pode ser feita nos ambientes digitais ou em mídias tradicionais. Existem diversas comunidades virtuais voltadas à divulgação da Arte Digital, entre elas, Deviantart e CGsociety.

Identidade visual é o conjunto de elementos gráficos que representam visualmente, e de forma sistematizada, um nome, idéia, produto, empresa, instituição ou serviço. Esse conjunto de elementos costuma ter como base o logotipo, um símbolo gráfico e conjunto de cores.

 Estes elementos agem mais ou menos como as roupas, e as formas das pessoas se comportarem. Devem informar, substancialmente, à primeira vista. Estabelecer com quem os vê um nível ideal de comunicação.  A confecção de um logotipo ou de um símbolo gráfico capaz de representar a assinatura institucional da empresa deve ser estabelecido através de um documento técnico ao qual os publicitários nomearam de: manual da identidade visual. Esse documento serve para estabelecer normas e critérios técnicos de impressão e utilização do símbolo gráfico/logotipo de uma empresa.

Bem meus amigos, essa é uma breve introdução do que é o Design e o que faz parte de um projeto de design.

Enfim, poste aqui suas opiniões, coloque a boca no trombone e exponha suas idéias.

Yuri Venancio Tamasauskas é estudante de Design Digital,  Diretor e criador a revista Virtus


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Facil e divertido de entender o q um designer faz no mercado a fora…
Parabéns Yuri, mto sucesso pra vc!
Bjão

Comentário por Bianca Freitas




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: